O que é um estabilizador?
Os estabilizadores são equipamentos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes. Uma pequena margem de estabilizadores também possuem um filtro de linha interno.
História
O Brasil é hoje o único fabricante de estabilizador do mundo com base instalada de cerca de 47 fabricantes espalhados de norte ao sul do país.
O mercado de estabilizadores começou no Brasil em 1941 com a falha e má qualidade de energia elétrica e a necessidade de uso para os aparelhos da época. Desde aquele tempo estima-se que foram fabricados 100 milhões de estabilizadores, hoje a média é em torno de 4 milhões por ano.
Ao contrário do conhecimento popular, o estabilizador foi originalmente destinado para regular a tensão de aparelhos movidos a válvulas como as antigas geladeiras e televisores, criados muito antes dos computadores.[carece de fontes?] O estabilizador é composto normalmente por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, chave liga/desliga e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.
Regulamentação
No Brasil a norma de referência é a NBR14373:2006 para estabilizadores até 3kVA[2].
A regulamentação Internacional é a IEC -International Electrotechnical Commission (IEC 686-1/1980).
Tags: equipamento, estabilizador, proteção, tensão