Home » Termos Técnicos

Termos Técnicos

Tenha informações breves e objetivas de tudo sobre energia em apenas uma página:

Carga

A carga é definida como sendo todo e qualquer equipamento ou dispositivo que necessita receber a alimentação de uma fonte de energia para funcionar.

Carga Capacitiva

Constituída principalmente por capacitores. As cargas não lineares tais como as fontes chaveadas dos microcomputadores apresentam esta característica.

Carga Indutiva

É aquela constituída principalmente de motores e/ou transformadores.

Dupla Conversão

Tecnologia presente em no-breaks (UPS) que transforma, através do retificador, a corrente alternada em corrente contínua a fim de manter carregadas as baterias, ao mesmo tempo em que alimenta o inversor, responsável por fornecer corrente alternada para a carga.
Neste tipo de arquitetura o Inversor está permanentemente em operação e consequentemente alimentando a carga através da sua Chave Estática correspondente.
Mencionamos que este Sistema é de Dupla Conversão, pois quando em situação normal, ou seja, com energia presente na entrada, a mesma é convertida de CA (Corrente Alternada) para CC (Corrente Contínua) através do Retificador e ao mesmo tempo esta mesma energia é novamente Invertida para CA através do Inversor, assim, a energia presente na entrada do No-Break (UPS) sofre duas conversões até que alcance a saída alimentando as cargas conectadas.
Este tipo de configuração garante melhor desempenho ao usuário com a certeza da estabilidade de frequência e de voltagem nominal, fornecida à carga, independentemente das variações ocorridas na alimentação de entrada.
Esta tecnologia também é chamada de True On-line.

Graus de Proteção

Graus de Proteção são medidas aplicadas ao invólucro de um equipamento elétrico, conforme a norma NBR IEC 60529, visando:

a) Proteção contra o ingresso de materiais sólidos e móveis para interior do equipamento tais como materiais condutores nas partes energizadas sem isolamento, inclusive contra contato humano evitando acidentes .

b) Proteção contra o ingresso de líquidos para o interior do equipamento causando corrosão e/ou curto circuito.

Os invólucros são designados por uma simbologia composta de uma sigla “IP”, seguida de dois dígitos, que classificam o grau de proteção do equipamento elétrico.

IGBT (Insulated Gate Bipolar Transistor)

São transístores bipolares de gate isolado para comutação de alta freqüência, recomendados para carga de alta corrente em regime de alta velocidade. Vantagens: capacidade de chaveamento em regime de alta tensão e corrente com frequências elevadas.

MTBF

Traduzindo do Inglês, temos o Tempo Médio Entre Falhas. Este número expressa a confiabilidade do equipamento. Quanto maior o MTBF, mais confiável é o equipamento.

MTTR

Traduzindo do Inglês, temos Tempo Médio Para Reparo. Este número expressa o tempo de reparo de um equipamento. Quanto menor o MTTR, menor o tempo de “máquina parada”.

Regulação Dinâmica

É a variação da tensão de saída, gerada por um degrau instantâneo de carga. Com a tensão de entrada fixa, aplica-se um degrau de carga de 0 a 100%, ou vice-versa e verifica-se qual o percentual de variação da tensão de saída em alguns ciclos da senoide. O valor máximo de regulação dinâmica deve ser em torno de +/_ 5% do valor da tensão nominal da saída do equipamento.

Regulação Estática

É a variação máxima da tensão de saída em função da tensão de entrada e da carga aplicada, sem que haja variação da tensão fornecida à carga. Este valor máximo de regulação estática está em torno de 2% do valor da tensão nominal da saída do equipamento. Quanto menor este valor, melhor.

Tensão Alternada (CA ou AC)

Difere da tensão contínua porque troca de polaridade constantemente, provocando nos circuitos um fluxo de corrente ora em um sentido, ora em outro. A linha de tensão usada na maioria das residências é de tensão alternada.

Tensão Contínua (CC ou DC)

É aquela que passa através de um condutor ou de um circuito num só sentido. Isso se deve ao fato de suas fontes de tensão (pilhas, baterias,…) manterem a mesma polaridade (+/-) de tensão de saída.

Unidades de Medida)

Volt (V) É a unidade de medida da tensão.
Ampére (A) É a unidade de medida da corrente.
Watt (W) É uma medida de potência (Potência Ativa), usada para medir a potência real do equipamento (que efetivamente é consumida).
VA Unidade de medida da potência (Potência Aparente). A unidade VA é obtida através do produto direto da tensão nominal pela corrente nominal. Este produto determina a potência do equipamento. Cada 1.0 VA equivalem a 1 kVA.