Tudo sobre baterias

Tudo o que você precisa saber sobre baterias está aqui na No Break.Net. Acesse e saiba desde os tipos de bateria até seus principais componentes.

Estabilizadores

São equipamentos que corrigem a tensão da rede elétrica e fornecem uma alimentação estável e segura aos equipamentos.

Geradores

Gerador é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica.

No-break ups

Saiba tudo o que é preciso sobre os no-breaks ups, como o que são, sua composição, seus tipos, e muito mais. Clique e tenha todas essas informações em um só lugar.

Transformadores

Um transformador ou trafo é um dispositivo destinado a transformar energia elétrica de um circuito a outro, isolando, elevando ou rebaixando tensões e correntes.

Home » Tudo sobre baterias

Principais Componentes das Baterias

 

As baterias são formadas por uma cuba de borracha dura, plástico ou material betuminoso no qual são inseridas placas de chumbo identificadas como placas positivas e negativas.

O tipo de placa mais comum é a placa empastada que contém uma pasta de chumbo oxidado aplicada em uma grade feita com uma liga de chumbo e antimônio, que após processo eletroquímico é convertida em peróxido de chumbo esponjoso.

As placas positivas de peróxido de chumbo e as placas negativas de chumbo esponjoso  são isoladas entre si por separadores de plástico, borracha ou vidro e constituem o elemento ativo da bateria ou pilha.

Este elemento ativo é submerso em uma solução de água+ ácido sulfúrico (ELETRÓLITO) que tem como função fornecer o percurso para a interação entre as placas e transferir a corrente elétrica no interior da bateria.

Em uma bateria carregada, as placas positivas são constituídas de peróxido de chumbo, as placas negativas são de chumbo puro e todo ácido encontra-se na solução eletrolítica. Os materiais ativos de ambas as placas são porosos e seus poros são saturados com a solução eletrolítica na qual estão submersos. Conforme o uso, o ácido em contato com as placas, deixa a solução e forma uma combinação química com o material das placas formando sulfato de chumbo. A reação química entre o eletrólito e as placas produz a energia elétrica.

A tampa de cobertura é dotada de uma abertura para a saída dos terminas dos elementos ativos e outra onde é atarrachada uma tampa especial para ventilação. Algumas baterias utilizam um tipo de plugue de ventilação à prova de respingos o que permite colocá-la em qualquer posição sem que ocorra vazamento do eletrólito.

Os conectores são usados para ligar os elementos ativos de maneira a ficarem em série aditiva.

Os terminais de saída são normalmente distintos pelo seu tamanho físico: o terminal positivo (+) é maior do que o terminal negativo (-).

 

 

 

Fonte: Livro: Curso completo de eletricidade básica - Hemus

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você também pode Comments Feed via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.